quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SARAU POÉTICO












INTRODUÇÃO:     
      
Ação de incentivo à leitura e formação de novos leitores, de valorização de estímulo à criação, com o intuito de levar o aluno a produzir seus poemas brincando.
Dessa forma, quando lemos uma poesia imaginamos uma infinidade de coisas e levando em conta o conceito de imaginar podemos dizer que é uma das atividades mais marcantes do ser humano: desde criança, transformamos nossos brinquedos em companheiros inseparáveis, inventamos um amigo invisível, sonhamos acordados e acreditamos em seres fantásticos.
 
OBJETIVOS: 
  •   Incentivar à leitura e à escrita;
  •   Desenvolver a criatividade, a oralidade e a capacidade de expressão verbal e escrita;
  •  Declamar poemas apoiando-se em texto escrito, levando em conta a intenção comunicativa, considerando efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais: gestos, expressões faciais, postura corporal, entonação etc.

METODOLOGIA:
Assim, foi desenvolvida em sala de aula, a recriação da poesia “Minha cama é um veleiro” de Stevenson, produzindo duas novas versões dessa poesia. A primeira versão, o aluno completará o título usando um substantivo, já a segunda era para completar o título usando um adjetivo,
Essas duas poesias estão sendo trabalhadas em sala de aula desde o dia 06 de setembro, com o intuito de ir desenvolvendo a imaginação, a criatividade para a construção das duas poesias. Com isso, trabalhamos também o conhecimento gramatical, direcionado ao substantivo e ao adjetivo.
Outro ponto importante e muito marcante para essa atividade é a oralidade, dessa forma o aluno desenvolve aptidão para a leitura, considerando também a capacidade de expressão verbal e escrita.

JUSTIFICATIVA:
O motivo pelo qual trabalhamos o projeto “Sarau Poético” nas turmas do 6º ano foi por perceber e identificar a dificuldade dos alunos em suas atividades orais e escritas, incentivando dessa forma, a leitura. Sendo assim, a proposta da recriação da poesia foi bastante conveniente, pois trabalhamos várias atividades ao mesmo tempo.
 

Trabalho realizado com a turma 6º ano A da Escola Joaquim Dino Gadelha
Professora: Jacinta Lúcia de Assis Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário