sexta-feira, 27 de abril de 2012

III CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA



  




Professores da escola Joaquim Dino Gadelha, participam da III Conferência dos direitos da pessoa com deficiência que aconteceu no campos do IFCE Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará nos dias 25 e 26 de Abril.
A conferência teve como finalidade discutir as novas perspectivas e desafios ma implementação da Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência.
Os eixos descultidos foram os seguintes.
1 -  Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional;
2 - Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia;
3 - Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses,
4 - Segurança, acesso à justiça, padão de vida e proteção social adequadas. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PALESTRA SOBRE AUTO-ESTIMA

 ALUNOS DO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA JOAQUIM DINO GADELHA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE AUTO-ESTIMA




Na capacitação sobre auto-estima foram abordados assuntos sobre autoconhecimento, autoconfiança, amor próprio, auto-estima e baixa estima. Também foi abordado o desempenho educacional dos alunos na escola e várias outros assuntos relacionadosa aprendizagem pessoal.



A adolescencia é a melhor fase onde descobrimos as coisas que existe de especiais nesse universo imenso e repleto de coisas interessantes e valorosas.

terça-feira, 24 de abril de 2012

NÚCLEO MIRIM DE CIÊNCIAS



      O Núcleo Mirim de Ciências Juventude Saudável formado por 08 alunos do Fundamental I das turmas de 4º e 5º ano, inicia suas atividades.
     Esse é o primeiro ano em que a escola Joaquim Dino Gadelha forma um núcleo mirim, o mesmo trabalhara o ano todo em cima de assuntos  que se referem a produtos anaturais, principalmente o agrotóxico natural como uma proposta de vida saudavel.
     No final do ano, todo o trabalho realizado ao longo dos meses será apresentado com experimentos na feira municipal .

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CEARÁ FAZ CIÊNCIAS



Escola Joaquim Dino Gadelha escreve 19 projetos para a seleção da feira estadual de Ciências sendo que 5 foram aprovados e estão sendo trabalhados na escola com os alunos par serem apresentados dia 16 de Maio na amostra dos experimentos que será na praça  José Osterne em Limoeiro do Norte -  CE no horário de 16 às 19 horas. Ciências.
 Os projetos aprovados foram os seguintes:

1 - Maria Helisiane -  Peixe de papel 

2 - Francisca Juliana -  Brilho Natural

3 - Jacinta Lúcia -  Quecedor solar de baixo custo feito de garrafa pet.

4 - Leiliane Pinto da Silva - Destilador artesanal.

5 - Maria Lucilane -  Pluviômetro



domingo, 22 de abril de 2012


2012 ANO DA ENERGIA SUSTENTÁVEL


O ano de 2012 promete ser voltado para a conscientização ambiental e utilização de energia sustentável, pois a ONU – Organização das Nações Unidas já estabeleceu que será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Energia sustentável é a energia que pode ser utilizada sem danos ao meio ambiente e aos seres vivos. Inclui todas as formas de energia renovável e tem influência direta em nosso cotidiano, pois mais praticamente tudo que fazemos utiliza alguma forma de energia.
Segundo documento emitido pela ONU, o objetivo principal da campanha para este ano é “incentivar e impulsionar a conscientização para as questões energéticas, incluindo os serviços modernos de energia para todos, o acesso à disponibilidade e eficiência energética, a sustentabilidade e o uso das fontes de energia para a realização das metas do Desenvolvimento do Milênio, do Desenvolvimento Sustentável e a promoção de todas estas ações a nível local, nacional, regional e internacional”.
 
 



DIA DA TERRA

Vamos conservar nosso planeta!

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROFESSORES PLANEJANDO - SALA DOS PROFESSORES




   



A escola Joaquim Dino Gadelha faz o melhor para que professores tenham um espaço com condições de trabalho eficaz, nova sala de professores com estrutura boa, climatizada, acesso a internet, computadores e material para um planejamento cada vez melhor.
O objetivo é oferecer oportunidades para uma melhoria no desenvolvimento do trabalho pedagógico para que o mesmo possa chegar em sala de aula contribuindo para o crescimento e desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

TRABALHOS DO DIA DO ÍNDIO



BOITATÁ


BOITATÁ FEITO DE MEIA

 

Trabalhando as lendas de maneira criativa, atrativa e legal, resgatando costumes e histórias do nosso povo.

APRENDENDO O NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL




Aprendendo o nome próprio a criança começa a conhecer as lertras identificando as do seu nome e de outras pessoas,objetos e criando novas palavras através da inicial de seu nome.

PASSEIO PELOS ARREDORES DA ESCOLA - EDUCAÇÃO INFANTIL



 



Os alunos, acompanhados dos professores, saíram às ruas entorno da escola para conhecer e explorar o meio ambiente.

DIA DO LIVRO INFANTIL

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Livro, meu amigo!

Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.
















segunda-feira, 16 de abril de 2012

ARTE COM GARRAFA PET

Flores feitas com fundos de garrafas pets, expostas na sala de aula com o nome dos alunos dentro.
Criativo, fácil de fazer e ainda ajuda o meio ambiente reciclando o lixo.



MURAL DE CIÊNCIAS

ESPAÇO DE INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS E ESTUDOS SOBRE A CIÊNCIA DO NO NOSSO UNIVERSO.

FAZENDO ARTE COM PAPELÃO




 

MATERIAL RECICLÁVEL QUE SE TRANSFORMA EM ARTES NAS MÃOS DAS CRIANÇAS.

ESSE É SÓ O INÍCIO DO TRABALHO, EM BREVE POSTAREMOS OS RESULTADOS FINAIS. 

PROJETO CONVIDA


sábado, 14 de abril de 2012

OBA - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA




    

Alunos do 2º ano utilizam o laboratório de Informática para realizarem pesquisas sobres os astros do Sitema Solar.
A atividade é uma das inumeras metodologias  que estão sendo realizadas na escolas preparando os alunos para a Olimpíada da OBA que acontecerá em MAIO de 2012.